quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Dislexia & discalculia



1. Dislexia

Dislexia é uma desordem neurológica que pode afetar 1 em 5 estudantes em todas as turmas e é natural que as pessoas em geral muitas vezes não compreendam o que é. A inteligência dos disléxicos para a aprendizagem não está abaixo da média, no entanto estes estudantes experienciam dificuldades na escola.
Muitos estudantes com dislexia têm uma memória fraca, pois apesar de aparentarem compreender bem as coisas, têm dificuldade, mais tarde, em se recordarem dos conceitos. O impacto na memória de trabalho, não só em ler, permanece para o resto da vida.

1
Dislexia é uma problemática de aprendizagem (leitura) que pode afetar 1 em 5 estudantes em cada turma.
2
Os estudantes disléxicos não têm problemas de inteligência, de facto eles podem muitas vezes ser brilhantes.
3
Muitos estudantes com dislexia têm uma memória fraca: aparentam compreender bem as coisas, mas têm dificuldade em recordar os conceitos.


2. Discalculia

As dificuldades na Matemática podem ser Discalculia.
A discalculia dificulta a perceção dos números.

Assim como na Dislexia, as crianças com discalculia não são "pouco inteligentes".
O diagnóstico de discalculia baseia-se em testes específicos de memória e inteligência. Surge como um problema de desenvolvimento, como uma dificuldade de aprendizagem de origem genética. Embora 1\4 das crianças diagnosticadas com PHDA também tenham Discalculia, pensa-se que esteja presente em, aproximadamente, 3-6% da população. Está muitas vezes ligada à Dislexia, outra disfunção do cérebro que também não é facilmente tratada, embora haja formas de aprender a superá-las.

1
O Centro Nacional para as Dificuldades de Aprendizagem salienta que a discalculia, também chamada de dislexia da matemática, pode afetar as pessoas de forma diferente em diferentes etapas das suas vidas.
2
Não existe apenas um tipo de discalculia, a sua definição varia porque afeta as pessoas de forma diferente.
3
A Discalculia é a dificuldade em visualizar e reconhecer números. Dificulta a compreensão das contagens, da estimativa, das medições e dos padrões.
Learning Success

Tradução de EMC